sábado, 27 de novembro de 2010

Choque Cardiogênico

O choque cardiogênico é caracterizado por uma diminuição significativa da capacidade de bombeamento de sangue , por parte do coração . Tal fato , acarreta uma queda da pressão arterial (  pressão arterial sistólica  inferior à 90 mmHg ) e uma  inadequada irrigação dos tecidos do organismo .
A causa mais comum do choque cardiogênico , é  o infarto do miocárdio extenso ( ataque cardíaco ) , ou seja , aquele que danifica mais de 40% da massa muscular do ventrículo esquerdo ( a principal das quatro câmaras do coração). 
Causas:
- Infarto do miocárdio: o evento cardíaco mais comum  que leva ao choque cardiogênico , é o infarto  do miocárdio . Esta condição , caracteriza-se  pela morte de células do miocárdio , devido à uma interrupção significativa e prolongada da circulação do sangue para esse músculo ( obstrução de uma artéria coronariana ) . Um infarto do miocárdio , que compromete mais do que 40% do músculo cardíaco , pode levar a um choque cardiogênico.
Menos comumente , as complicações mecânicas de um infarto do miocárdio , como a insuficiência da válvula mitral ( aguda e grave ) , a comunicação interventricular ( o infarto leva a formação de um orifício anormal que comunica os ventrículos e deixa passa sangue ) ou uma ruptura cardíaca , geralmente cursam com choque cardiogênico.
Em um nível mecânico, há uma diminuição acentuada na contratilidade do coração , resultando em uma piora da função cardíaca ( "falha de bomba" ). Tal fato, acarreta uma diminuição da pressão arterial , má oxigenação nos tecidos e um acúmulo de líquidos nos pulmões ( edema pulmonar ). Além disso , a falta de irrigação dos tecidos , resulta na liberação de uma variedade de substâncias ( fatores depressores de miocárdio, histamina, bradicinina, tromboxane , citocinas , leucotrienos , ácido láctico, etc... ) , que afetam ainda mais a função cardíaca , agravando o estado de choque.
Estima-se que cerca de 5 a 10% dos casos de infarto  do miocárdio , cursem com choque cardiogênico com uma complicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário